sábado, fevereiro 24, 2007

IRAQUIANA, 14 ANOS...

Os relatos sobre casos de estupros de iraquianas por soldados norte-americanos são cada vez mais freqüentes, embora o assunto não ganhe grande espaço na mídia. Agora, o julgamento de um destes casos rompe um pouco o véu de silêncio e expõe detalhes trágicos e macabros sobre alguns dos crimes bárbaros que estão sendo cometidos no Iraque em nome da "democracia".


Matéria da agência BBC, divulgada nesta quinta, conta a história da menina Abeer Qassim al-Janabi, de 14 anos, estuprada e morta por soldados dos EUA, juntamente com toda a sua família, no dia 12 de março de 2006, ao sul de Bagdá. Os soldados que participaram do estupro e dos assassinatos estão sendo julgados. Quarta-feira, o sargento Paul Cortez admitiu ter participado de quatro assassinatos, estupro e conspiração para estupro. Ao admitir a culpa, escapou da condenação à morte.


Em novembro de 2006, o soldado James Barker, de 24 anos, também admitiu ter participado do estupro e dos assassinatos. Foi condenado a 90 anos de prisão. Os soldados admitiram que, no momento em que estupravam a menina, mataram a tiros em outro quarto o pai, a mãe e a irmã dela, de cinco anos. Segundo o sargento Cortez, o plano do ataque à família foi acertado durante um jogo de cartas. Abeer foi escolhida como vítima porque havia apenas um homem na casa, o pai dela, tornando-a um "alvo fácil".


Também participaram dos crimes os soldados Jesse Spielman, Bryan Howard e Steve Green, este último dispensado do Exército por "problemas psicológicos". Green está preso e aguarda julgamento por um tribunal civil. Todos os cinco homens pertenciam à 2ª Brigada da 101ª Divisão Aerotransportada, um grupo de elite do exército dos EUA, baseado no Estado de Kentucky.


Cortez fez o seguinte relato durante seu julgamento: "Durante o tempo em que eu e Barker estávamos estuprando Abeer, eu ouvi cinco ou seis tiros vindos do quarto. Quando Barker terminou, Green saiu do quarto e disse que tinha matado todos eles, que todos estavam mortos. "Green então se colocou entre as pernas de Abeer para estuprá-la.


Quando Green terminou, ele levantou e atirou duas ou três vezes na cabeça de Abeer". O ataque durou cerca de cinco minutos e a menina sabia que sua família tinha sido morta enquanto era estuprada, de acordo com o relato do sargento. Clique AQUI para ler o relato da blogueira iraquiana Riverbend, de 24 anos, sobre casos de estupro no Iraque, publicado pelo blog da Palestina. Para ler novos relatos de Riverbend (em inglês), clique AQUI.



por Marco Weissheimer

Nenhum comentário: