sábado, janeiro 19, 2008

Aos filhos e aos pais

Certa feita, num programa na Rádio Gaúcha, o apresentador me perguntou o que aconteceria com o vestibular se, por mágica, o nível de ensino e aprendizagem em todas as escolas melhorasse incrivelmente. Eu respondi que não aconteceria nada, pois a existência do vestibular nunca teve relação com o nível de conhecimento dos nossos alunos, mas sim com a desproporção entre o número de candidatos e as vagas oferecidas. Infelizmente, para fazer essa seleção, ainda não apareceu nenhuma solução melhor do que o vestibular.


A UFRGS ainda é de longe a nossa melhor universidade e, por isso, tão disputada pelos melhores alunos, que continuam, até hoje, com a mesma expectativa na espera do listão.

Parabéns aos que hoje virem seu nome no listão. Entretanto, com tantos anos de convivência com vestibulares e vestibulandos, posso dizer a todos os concorrentes, com certeza, que tudo isso foi apenas um concurso para ver quem acertou mais ou menos questões nesses quatro dias. Ninguém foi julgado ou avaliado como pessoa: quem é mau caráter pode ter acertado todas as questões, mas continuará sendo a mesma pessoa pobre que sempre foi, assim como quem é amigo dos seus amigos vai continuar sendo a mesma pessoa rica, independente do número de questões que tiver acertado.

Para finalizar, uma palavra aos pais: cuidado com associações perigosas do tipo "filho, tu passaste, eu te amo muito!!!" - Como assim??? Amaria menos se não tivesse passado? Esta é hora de estar ao lado de seus filhos, para que eles saibam que estão amparados, independentemente do resultado deste ou de qualquer outro vestibular.


ENIO KAUFMANNENIO KAUFMANN, Professor de Física

Fonte: Jornal Zero Hora

Nenhum comentário: