quarta-feira, maio 07, 2008

Último pio a respeito do Enem - Prova do Enem: cursos preparatórios

O "espírito animal" do capitalismo brasileiro já começa a ver mais uma fonte de lucro: cursos preparatórios ao Enem. Recebi e-mail de uma iniciativa ainda um pouco camuflada, escrupulosa, dizendo que "Todos sabem que o objetivo da prova anual ENEM é avaliar competências e habilidades, que se espera tenham sido trabalhadas e desenvolvidas no aluno concluinte do ensino médio", ou seja, de que seria uma aberração haver cursos adicionais para ajudar o aluno em um exame que deveria medir o seu aprendizado no ensino normal. Mas, sacomé, estamos no Brasil, terra dos padrões éticos e morais flexíveis, em que, como diz o ditado, prostituta tem prazer, traficante cheira e mulher de parlamentar vai ao banco pra pagar a conta da TV e sai com 50 mil reais no bolso. De forma que uma pequena "ajuda" ao estudante e seu professor, por preço módico, no sentido de ilustrar quais são os assuntos mais freqüentemente cobrados no Enem ou coisa que o valha não deve ser vista com maus olhos.

Fazendo uma busca rápida online sobre o assunto, descobre-se que há ofertas descaradas de cursos preparatórios para o teste, um deles já com o patrocínio do Luciano Huck comemorando e a baboseira de sempre na descrição da metodologia ("Nossa metodologia é o Problem Based Learning - PBL" (...)). Há também ofertas de cursos para escolas.

Essa é mais uma razão pela qual é espúria a tentativa de se fazer rankings de escolas baseadas na performance de seus alunos no Enem. E se uma escola oferecer cursos preparatórios e outras não? E se uma escola encorajar seus alunos a freqüentarem esses cursos preparatórios e outras não? Como a participação no teste é voluntária, acaba-se comparando maçã com laranja.

Fonte: VEJA

Nenhum comentário: