Acho até que o Brasil também deveria boicotar Israel. As guerras que acontecem covardemente lá daquele lado do planeta afetam nossa vida diretamente. É como se a violência fosse uma nuvem que se move em várias direções e em formas diferentes. Quando um ser humano agride outro, mesmo que seja lá longe, um outro bem longe dali vai sentir a violência fortalecida e continuar agredindo.

Mas seria pedir muito para o Brasil cortar relações com Israel, já que vendemos armas e aviões para eles - infelizmente - entre outras coisas. E, também, porque a comunidade judaica é muito articulada e não deixaria que isso acontecesse. É só ver o que a comunidade nos EUA consegue fazer para manter aquele ninho de matadores funcionando.

Eu morei em Israel durante 6 meses em 1985. Naquela época os palestinos, e qualquer outro árabe, já eram tratados com semi-escravos ou semi-seres humanos. Não é de se espantar que homens bombas surjam sem parar naquelas bandas. É muito evidente que pessoas acuadas tendem a ter reações radicais para sobreviver. Mais ou menos como os moradores das favelas do Rio, que reagem por estar sem muita saída.

Não é o caso de Israel que está longe de estar acuado. Israel tem tido reações covardes o tempo todo e com apoio dos grandes grupos internacionais. O mais estranho é que o que Israel faz com os palestinos é muito parecido com o que os nazistas fizeram com algumas minorias durante a 2a Guerra Mundial.

Quando eu for presidente meu segundo decreto será cortar relações com Israel. O primeiro será fechar todas as fabricas de armas e proibir a Embraer de produzir aviões de guerra.