terça-feira, abril 21, 2009

Sálvia, a nova maconha que vem preocupando políticos nos EUA

Publicada em 12/03/2008 às 09h06m
O Globo Online

RIO - Especialistas alertam: a sálvia está prestes a se tornar a nova maconha. De acordo com reportagem do jornal O Globo, a erva vem sendo consumida por jovens americanos como droga e revelou-se um potente alucinógeno. Já existem, inclusive, diversos projetos de lei em vários estados americanos que visam a proibir o seu uso. Em alguns lugares já há restrições ao porte previstas em lei.

A salvia divinorum, cultivada no México, em geral é fumada como a maconha, mas também pode ser mascada ou bebida como infusão. Também chamada Sally-D, a erva é um alucinógeno que provoca sensação de estar fora do corpo, viajar pelo tempo e o espaço e de interação com objetos inanimados. Mas, diferente de outros alucinógenos, como o LSD, os efeitos da sálvia duram menos tempo, geralmente não mais de uma hora.

As propriedades alucinógenas da aparentemente inofensiva erva vem sendo compartilhadas pelos usuários em sites na internet. Cientes de que as autoridades estão de olho no movimento, vários sites dedicados a alardear as propriedades não culinárias da sálvia estão alertando os consumidores: "Resta muito pouco tempo, façam seus estoques enquanto é possível."

Os legisladores se mostram preocupados que essa erva barata e fácil de ser encontrada se converta, rapidamente, numa nova maconha. Em oito estados americanos já há restrições à sálvia e outros 16, entre eles a Flórida, consideram a hipótese de proibí-la.

- Enquanto tornamos uma droga ilegal, os jovens imediatamente começam a buscar por outras que possam comprar legalmente. Esta (a sálvia) é claramente a próxima - afirmou a deputada estadual pela Flórida Mary Brandenburg, que apresentou um projeto de lei para penalizar a posse de Sálvia com até cinco anos de prisão.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/03/12/salvia_nova_maconha_que_vem_preocupando_politicos_nos_eua-426191436.asp


http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/6250316.jpg

Nenhum comentário: