terça-feira, junho 02, 2009

DICA: Chat sobre Vestibular

Quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Chat com Professor Alberto, do Universitário

Aí galerinha! Rolou nesta quarta à tarde, no site do Kzuka, o chat com o professor de Física do Universitário, Alberto. No bate-papo, os internautas tiraram dúvidas sobre o vestibular, como por exemplo, qual a melhor maneira de evitar o estresse ou o famoso "branco" que dá na hora da prova.

O pessoal também pediu dicas de estudo para saber como se preparar melhor para a maratona do vestibular. Você confere logo abaixo a íntegra do chat.

Pergunta da internauta Pê: Professor Alberto. Eu gosto de Física e exatas em geral, mas simplesmente não tenho aptidão nenhuma! Como faço para melhorar?

Prof. Alberto: Olá Pê. Gostar é o primeiro passo. Aptidão é necessária, mas você vai desenvolvendo.

Pergunta da internauta Cris: Bom dia. Como evitar o estresse na reta final para as provas?

Prof. Alberto: Nem todo mundo concorda, mas digo que esse estresse é natural. É normal que exista estresse. Tem que aprender a conviver com ele, não tem como fugir (infelizmente). O ideal é transformar isso em uma grande vontade de estudar e vencer. Dizer que não vai ter estresse, só se drogando (risos).

Pergunta da internauta Pê: E o famoso BRANCO? O que fazer quando ele aparece?

Prof. Alberto: Pois é... O branco aparece geralmente com as fórmulas. A dica que damos é fazer um resumo para olhar antes da prova (especificamente em Física). Ao receber a prova, anote o máximo de informações desse resumo (as fórmulas) na própria.

Pergunta da internauta Pê: Tem algum daqueles macetes para decorar fórmulas?

Prof. Alberto: O macete para fórmulas é fazer resumos. Às vezes, de tanto fazer “colas”, a pessoa aprende, desenvolve uma boa memória visual.

Pergunta da internauta Pê: Não tenho estudado muito, o que devo revisar primeiro de Física para a prova? O que é essencial?

Prof. Alberto: A prova de Física da UFRGS e da maioria das Universidades é conceitual, ou seja, você precisa saber o conceito antes de pensar em fórmulas. Neste momento, já que você não tem estudado muito, pegue o que você já estudou (até vale pegar uma prova de um vestibular passado) e entenda que existe 40% de questões “fáceis”. Uma boa leitura (com calma) facilita muito.

Pergunta da internauta lluly _:: Olá, que dica a respeito da concentração o sr daria?

Prof. Alberto: (nem eu tenho concentração, me disperso fácil) A gente tem que ordenar as idéias. É claro que não é fácil, mas não dá pra ler as 25 questões de uma vez só. A minha dica é que leia e tente resolver uma de cada vez. Outra dica que funciona é que fique um tempo exagerado na mesma. Se não entendeu, passe adiante.

Pergunta do internauta samir: Como deve ser a rotina de estudos durante o ano e no período que antecede as provas? Devo seguir no mesmo ritmo? Quantas horas por dia devo me dedicar?

Prof. Alberto: Ao longo do ano, o ideal é resolver questões (de provas, principalmente), procurando entender a lógica da prova, ou seja, o que a Universidade está querendo. Mais perto da prova, pegar o que já se estudou, organizar o material e ver o que está faltando. Dá mais uma olhadinha. Sempre funciona.

Pergunta da internauta Pê: Física ainda é muito difícil pra mim. Se eu for mal na prova, tenho condição de passar na UFRGS ou não?

Prof. Alberto: Vamos complementar o raciocínio que foi feito anteriormente: No mínimo 40% da prova, desde que tenha estudado e tenha calma na hora, o estudante consegue resolver. Depende muito do curso que você escolheu. Na maioria dos cursos, não é a física que vai comprometer, mas lembre-se que a média na Ufrgs é harmônica (você não pode ir muito mal em uma matéria).

Internauta Pê: boa dica, professor! obrigada

Pergunta da internauta Cris: Qual o assunto da Física que costuma ser mais cobrado nas provas da UFRGS?

Prof. Alberto: A UFRGS é muito previsível. Não há uma mudança significativa de um ano para outro na distribuição dos conteúdos. Por isso, é interessante analisar as últimas provas. Mas, de uma forma geral, mecânica é 40% da prova. Ondas 10%, calor 10%, ótica 10%, eletricidade 10%, física moderna 10% e o restante em questões variadas.

Pergunta da internauta isi08: boa tarde.tenho que desabafar. nao estava muito certa na minha escolha e nem se realmente queria fazer vestibular,mas meu chefe insistiu e eu me inscrevi.mas estou muito insegura,pois quase nao tenho tempo de estudar e fikei sabedo do vestubular a pouco.minha verdadeira intenção era de fazer um tecnico para ter tempo de pensar o q eu realmente keria fazer

Prof. Alberto: Eu diria que você deve fazer o curso técnico. O importante é a pessoa ser feliz! Vá pensando e deixe pra decidir depois se quer fazer vestibular ou não.

Pergunta da internauta lluly _:: O que o sr diz para um candidato a medicina? (além de estudar mt), quais são as materias que valem mais?

Prof. Alberto: Para Medicina é tudo. Não tem restrição. Faça o oposto: descubra o que NÃO estudar. Se uma questão caiu somente uma vez na prova nos últimos 10 anos, ignore. Por isso é importante ter idéia da prova (o assunto cai, mas de que maneira cai?).

isi08 fala para todos: vau fazer sim o vestibular, mas meu grande medo e a fisica e a matemática. chego tão cansada que nao tenho tempo de estudar

Prof. Alberto: Você não está sozinha. No final das contas, todo mundo está empatado com esse medo. Todo mundo tem a mesma dificuldade e preocupação.

Pergunta da internauta Juh: referete a prova de matematica,quais os assuntos mais cobrados?

Prof. Alberto: Você pode acessar http://www.universitario.com.br/professores e entrar em contato com um professor de Matemática.

Pergunta da internauta lluly _:: Ha qto tempo o sr eh professor?

Prof. Alberto: No Universitário, fiz 15 anos como professor nessa semana.


Fonte: KZUKA

Nenhum comentário: