domingo, agosto 09, 2009

TAMIFLU: Quem [e Donald H. Rumsfeld

Reuters
Nome: Donald H. Rumsfeld
Cargo: secretário de Defesa dos EUA (Governo Bush)
Formação: história, Universidade de Princeton
Estado civil: casado com Joyce Pierson, com quem tem três filhos.
Nascimento: 9 de julho de 1932, em Chicago, Illinois, EUA (71 anos)


Donald Rumsfeld nasceu em Chicago (Illinois) em 9 de julho de 1932. Depois de se formar na Universidade de Princeton (Illinois), Rumsfeld serviu a Marinha por três anos como piloto e instrutor de vôo, passando mais tarde para a reserva, onde ainda cumpriria funções administrativas até 1975. Nesse ano, se tornou o mais jovem Secretário da Defesa que os EUA já tiveram.

Antes da Secretaria da Defesa, assumida pela primeira vez durante o governo de Gerald Ford (1974-1977), Rumsfeld foi assessor parlamentar, executivo de investimentos em um banco e deputado pelo Estado de Illinois reeleito três vezes (1962-1969), até trocar o Congresso pelo gabinete, assumindo cargos na Fazenda e na Defesa, respectivamente.

De 1977 a 1993, Rumsfeld voltou à vida corporativa, mas sem se distanciar do governo federal. Representou os EUA na ONU (Organização das Nações Unidas), participou dos Conselhos Presidenciais sobre Controle de Armas, Sistemas Estratégicos, Relações Bilaterais entre EUA e Japão e Serviços Públicos; foi membro da Comissão Econômica Nacional e ocupou o posto de Enviado Especial dos EUA ao Oriente Médio durante o governo Ronald Reagan (1981-1989).

Antes de reassumir a Secretaria da Defesa em 2001, Rumsfeld dirigiu a comissão bipartidária sobre mísseis balísticos.

Nenhum comentário: