domingo, maio 23, 2010

Documentos comprovam que Israel tem armas nucleares, diz jornal

Reportagem do jornal The Guardian revela que país tentou vender armas à África do Sul







Documentos comprovam que Israel tem armas nucleares, diz jornal
Reportagem do jornal The Guardian revela que país tentou vender armas à África do Sul

Documentos secretos mostram que Israel tentou vender armas nucleares à África do Sul na época do regime do apartheid (segregação racial), revelou neste domingo reportagem exclusiva do jornal britânico The Guardian. É a primeira evidência oficial de que os israelenses têm um arsenal atômico.

O registro de reuniões entre autoridades dos dois países em 1975 mostram que o então ministro da Defesa sul-africano, PW Botha, pediu ogivas a Shimon Peres - então ministro da Defesa de Israel e hoje seu presidente -, que respondeu oferecendo "três tamanhos".

Os dois também assinaram um pacto de cooperação militar entre as nações, incluindo uma cláusula determinando que "a própria existência do acordo" deveria permanecer em segredo. O governo sul-africano queria os mísseis para intimidar ou atacar as nações vizinhas.

Os documentos, descobertos por um acadêmico americano, Sasha Polakow-Suransky, durante pesquisa para um livro sobre as relações entre os dois países, são uma evidência de que Israel tem armas nucleares, apesar de sua política de "ambiguidade", não confirmando nem negando a existência de tais armamentos.

Segundo o Guardian, as autoridades israelenses tentaram impedir que o governo pós-apartheid da África do Sul entregasse os documentos a Polakow-Suransky. As revelações serão um constrangimento para o governo de Israel, particularmente porque a conferência sobre o Tratado de Não Proliferação Nuclear, em Nova York, nesta semana, será focada no Oriente Médio.

Além disso, irá minar o argumento israelense de que, se o país tem armas nucleares, é "responsável" e não fará mau uso da tecnologia, ao contrário de nações como o Irã, que não seriam confiáveis.

FONTE: Zero Hora


Nenhum comentário: