quarta-feira, agosto 23, 2006

Afinal, quantos artistas se encontraram com Lula?

OLDACK MIRANDA
Afinal, quantos artistas se encontraram com Lula?

Reproduzido do blog Bahia de Fato
Ichiro Guerra
Artistas debateram com Lula e Gil a política cultural do Governo em encontro no RJ

A imprensa brasileira está cada dia pior. Desisti de saber quantos artistas se encontraram com o presidente Lula na casa de Gilberto Gil, nesta segunda-feira (21). O site oficial da campanha de Lula informa que foram mais de 100 artistas. Agência Globo, FolhaPress e Estadão informam que foram 80. Não quer dizer nada porque fui repórter e sei que eles sempre combinam qual número adotar nas matérias. Esqueceram de combinar com o repórter da Reuters (se é que ele foi lá) que decretou que eram 40 os presentes. Mônica Bergamo, da Folha, decidiu ignorar o número e ficar só nas fofocas. Beatriz Coelho, do Estadão, seguiu à risca sua pauta, ressaltando a não-notícia - quem não estava presente e até quem não estava presente porque já apoiava outro, Alckmin. Claro que o Estadão deu a não-notícia na manchete: “Sem Chico e Caetano, Lula encontra artistas no Rio”.

Cada jornal escolheu os artistas de sua preferência para ilustrar a matéria. Deu um trabalhão danado navegar pelos sites e blogs para se ter uma idéia de quem estava realmente na reunião. Fiquei sabendo que lá estavam os atores Sérgio Mamberti, Tonico Pereira, José de Abreu e Paulo Betti, as atrizes Tássia Camargo e Letícia Sabatella, as cantoras Leci Brandão, Alcione, Sandra de Sá, Rosemary, Fernanda Abreu, os músicos e compositores Wagner Tiso, Jards Macalé, Jorge Mautner, o cantor Zeca Pagodinho (com o filho), o produtor de cinema Luiz Carlos Barreto e sua mulher Lucy, o cartunista Aroeira. Outros citados: Marcos Winter, a modelo Luiza Brunet, DJ Malboro, os teatrólogos Augusto Boal e Amir Haddad.

A Reuters, que só achou 40 artistas contra os 80 adotados por três agências, acrescentou à lista o cantor pernambucano Otto, o cineasta Roberto Farias e a artista Renata Sorrah. Alguém registrou Sérgio Machado.

Mônica Bergamo lembrou que Chico Buarque (que já declarou voto em Lula), não compareceu. O Caetano não foi porque não foi convidado (não vota em Lula). A atriz Marieta Severo não foi porque estava gravando A Grande Família, mas mandou dizer que vota em Lula. Outros citados: Antônio Grassi, presidente da Funarte, o compositor Nelson Sargento, as atrizes Arlete Sales e Bete Mendes, o músico Rildo Hora e a cineasta Kátia Lund.

Eu já citei o marido de Luiza Brunet, Armando Fernandez? Ops, esqueci. O cantor e compositor Geraldo Azevedo estava lá, pedindo voto prá Lula.

Fico imaginando o que a revista Veja vai inventar desta vez. Argh!

http://www.informante.net/resources.php?catID=11&pergunta=3032#3032

Nenhum comentário: