sexta-feira, outubro 13, 2006

Nova Iorque quer implantar programa igual ao Bolsa Família

A prefeitura de Nova Iorque tem planos para implantar um programa de transferência condicionada de renda semelhante ao Bolsa Família. O objetivo é combater a pobreza de 1,5 milhão de pessoas que vivem numa das maiores cidades do mundo. A sugestão partiu do próprio prefeito, Michael Bloomberg, que se baseou em documento divulgado no mês passado pela Comissão Anti-pobreza da cidade, informa o Ministério do Desenvolvimento Social.

O prefeito Bloomberg já solicitou que o Banco Mundial desenvolva o programa fundamentado nas experiências da América Latina, incluindo o Programa Bolsa Família do Brasil. Em Nova Iorque , a política deverá atender crianças menores de 5 anos, jovens e pobres que trabalham mas recebem baixos salários. Uma comissão terá 60 dias para emitir parecer sobre a sugestão.

O Bolsa Família é o maior programa de transferência condicionada de renda do país, beneficiando 11,1 milhões de famílias brasileiras com renda mensal de até R$ 120,00 por pessoa. Para ter direito ao beneficio, as crianças de até 15 anos devem freqüentar pelo menos 85% das aulas e a família precisa cumprir cuidados básicos em saúde: vacinação e acompanhamento pré-natal de gestantes e mães.

Nenhum comentário: