domingo, janeiro 25, 2009

Comentário sobre estupro rende críticas a Berlusconi

Premiê italiano prometeu mobilizar 30 mil soldados para combater estupros.
Ele disse ser preciso 'tantos soldados quanto meninas bonitas'.


O premiê italiano, Silvio Berlusconi, prometendo mobilizar 30 mil soldados para combater o crime depois de um surto de estupros em Roma, disse no domingo (25) que os estupros vão continuar a acontecer enquanto não houver "tantos soldados quanto meninas bonitas na cidade".


Foto: Reuters
O premiê italiano Silvio Berlusconi, durante encontro de líderes europeus, no início do mês (Foto: Reuters)

O primeiro-ministro de centro-direita foi reeleito no ano passado, prometendo combater o crime. Ele recrutou a ajuda de 3.000 soldados para ajudar a polícia. Ele disse no sábado que vai aumentar este número em dez vezes, o que gerou a crítica de que está criando "um Estado policial".


A oposição disse que três casos de estupro particularmente violentos ocorridos em Roma neste mês mostram que a mobilização do Exército não adiantou nada. Berlusconi respondeu no domingo que "essas coisas sempre vão acontecer, mesmo no estado mais militarizado e mais policiado".


"Não poderíamos recrutar uma força grande o suficiente para evitar este risco. Teríamos de ter tantos soldados quanto meninas bonitas. Não acho que conseguiríamos", disse a repórteres.

Críticas

Os críticos disseram que o bilionário de 72 anos (cuja mania de flertar com as mulheres em público lhe rendeu reprimendas públicas da esposa) está sendo insolente em relação a uma questão muito séria.


"Berlusconi tem de parar de dizer coisas ofensivas sobre as mulheres", disse a ministra da Igualdade Vittoria Franco. "Basicamente, o que ele está dizendo é que as mulheres que saem de casa correm o risco de ser estupradas ou atacadas porque não é possível deixar o país seguro", afirmou.


Alessandra Mussolini, política de direita que faz campanha contra as decisões judiciais injustas para as vítimas de estupro, disse: "O fato é que precisamos de muitos soldados porque há muitos homens agindo de forma feia".


Fonte: G1

Meu comentário: e ainda consideram a Itália "primeiro mundo"...


Nenhum comentário: