Primórdios da Akamai se encontram em um desafio colocado pelo World Wide Web inventor Tim Berners-Lee no Massachusetts Institute of Technology (MIT) no início de 1995. O pai da Web previu o congestionamento que hoje é bastante familiar aos usuários de Internet, e ele desafiou seus colegas do MIT a inventar uma forma radicalmente nova e melhor para entregar conteúdo da Internet. O que ele provavelmente não esperava era que representam um problema tão acadêmico acabaria por resultar em um serviço que está revolucionando a Internet.
MIT Professor de Matemática Aplicada Tom Leighton, que tinha um escritório no corredor do Dr. Berners-Lee, ficou intrigado com o desafio.Dr. Leighton, um renomado especialista em algoritmos paralelos e arquitetura, atuou como chefe do Grupo de Algoritmos no Laboratório do MIT para Ciência da Computação desde a sua criação em 1996. Dr. Leighton reconheceu que uma solução para o congestionamento da Web pode ser encontrada em matemática aplicada e algoritmos. Ele solicitou a ajuda de um aluno, Danny Lewin, e vários outros pesquisadores de ponta, para resolver o problema.
Dr. Leighton e Mr. Lewin foram juntados por outros cientistas com experiência em ciência da computação e redes de dados para desenvolver os algoritmos matemáticos necessários para lidar com o roteamento dinâmico de conteúdo e resolver o que era, até então, um problema frustrante para os usuários da Internet.
Criar uma empresa
Esses cientistas de classe mundial desenvolveu um conjunto de algoritmos inovadores para roteamento inteligente e replicar o conteúdo em uma grande rede de servidores distribuídos - sem depender de servidores centralizados normalmente usados pelos proprietários do Web site hoje. Jonathan Seelig, então inscritos no programa MIT Sloan MBA, ingressou na equipa fundadora, e eles começaram a construir o plano de negócios que levaria à criação da Akamai.
Em 1998, o grupo entrou no MIT estimado anual da Concorrência Empreendedorismo $ 50K, onde proposição de negócios da empresa foi selecionado como um dos seis finalistas entre 100 inscritos. A distinção sinalizou que a entrega de conteúdo da Internet tinha potencial de mercado sério. Akamai obteve uma licença exclusiva à propriedade intelectual certo do MIT, e os esforços de desenvolvimento começou no outono de 1998.
No final de 1998 e início de 1999, um grupo de profissionais experientes de Internet começaram a aderir a esta equipa fundadora. Mais notadamente, Paul Sagan, que era um ex-presidente da Time Inc. New Media, um dos fundadores da Estrada de serviços Runner modem por cabo e que ajudou a lançar NY 1 News, tornou-se diretor de operações e, eventualmente, presidente da Akamai Technologies. George Conrades, ex-presidente e diretor executivo da BBN Corp e vice-presidente sênior de operações nos EUA para a IBM, assumiu o cargo de diretor executivo, alguns meses depois.
Lançamento Serviço Comercial
Juntos, esses cientistas da computação e profissionais experientes da Internet fundada Akamai, uma empresa dedicada a acabar com a "World Wide Wait" através da entrega inteligente de conteúdo da Internet. A empresa lançou o serviço comercial em abril de 1999 e anunciou que uma das propriedades do mundo da Web mais traficadas, Yahoo!, era um cliente charter.
Adamai funciona em segundo plano , tornando o conteúdo da Internet e entrega comércio parece perfeita:
Akamai tem 73.000 servidores em 70 países dentro de cerca de 1.000 redes.
85% dos usuários de Internet no mundo estão dentro de um "pulo" único de um servidor Akamai.
Akamai pode entregar até 15-20% do tráfego da Web em um determinado dia.
Akamai proporciona o tráfego da Web diária maior do que um ISP Tier-1, às vezes chegando a mais de 2 terabits por segundo.
Akamai oferece centenas de bilhões de interações diárias Internet.
Akamai ajuda seguramente permitir mais de US $ 100 bilhões por ano e-commerce para seus clientes de varejo on-line (Fonte: receita em 2006 compilado pelo Internet Retailer revista)
Cathay Pacific Airways aumentou reservas on-line e adoção extranet, e salvou mais de $ 1.000.000 por ano, através do serviço da Akamai de aceleração de aplicativos da Web
As principais lojas de música online já venderam milhares de milhões de músicas ... e contando ... entregues através da plataforma Akamai
Nenhum comentário:
Postar um comentário